Tapando o sol com a mão

Um discípulo procurou o rabino:


- Não continuarei mais meus estudos dos textos sagrados - disse. - Moro numa pequena casa com meus irmãos e pais, e nunca encontro as condições ideais para concentrar-me no que é importante. 
O rabino apontou o sol, e pediu que seu discípulo colocasse a mão na frente do rosto, de modo a oculta-lo. O discípulo fez isto. 
- Sua mão é pequena, e no entanto conseguiu cobrir totalmente a força, a luz e a majestade do imenso sol. Da mesma maneira, os pequenos problemas conseguem lhe dar a desculpa necessária para não seguir adiante em sua busca espiritual. 
"Assim como a mão tem o poder de esconder o sol, a mediocridade tem o poder de esconder a luz interior. Não culpe os outros por sua própria incompetência."
Conto Judaico. 
Read More

Aprendendo com a história de Davi

Eu "topei" (rsrs) o desafio do Bispo, aproveitando que agora está passando a minissérie de Davi, e comecei a ler o livro de Samuel.
Aqui está o que eu meditei e aprendi do capitulo 16:
Por ter pequena estatura e não ser considerado capaz de ir para o exercito, Davi foi rejeitado e mandado para cuidar de ovelhas.
Apesar desta rejeição e de não darem nada por ele, nós não encontramos na Bíblia em nenhum lugar dizendo que Davi reclamou... Cuidar de ovelhas não tinha nada a ver com o sonho dele, ele queria estar na guerra, mas mesmo assim ele cuidou das ovelhas com todo o seu amor. Só daqui eu tiro quatro lições:


  1. A rejeição que trouxe preparação: Se Davi não tivesse sido rejeitado, ele nunca teria aqueles momentos a sós para se desenvolver. Nas pastagens ele não tinha ninguém que o ajudasse, então, sozinho ele teve que encontrar maneiras de se defender de todos os perigos. Creio que até a nível espiritual essa rejeição o ajudou a desenvolver, pois o colocou distante de todos, mas o aproximou de Deus.

  2. Davi não abriu mão do sonho de Deus pelo seu sonho: Davi tinha o sonho de ser guerreiro, de ir para guerra, e apesar de todos o acharem incapaz, ele conhecia a sua capacidade, então, supostamente, ele poderia ter usado a "força do braço" para conseguir o seu objectivo, mas não, ele esperou confiantemente no Senhor, e Deus não só fez o seu sonho se realizar, como fez mais, o tornou rei de Israel!

  3. Foi fiel no pouco: Davi quando recebeu a missão de cuidar de ovelhas, ele levou a sério, mesmo sendo o que ele não queria. Ele se arriscava pelas suas ovelhas, ele não aceitava perder nenhuma delas, e creio que foi este um dos aspectos principais que Davi chamou a atenção de Deus, se ele fazia assim com os animais, imagina com as pessoas!

  4. Ele não duvidou: Mesmo sendo mergulhado por palavras negativas, de todos os lados, Davi não duvidou e nem deixou de confiar no seu potencial, mesmo tendo imensas barreiras, inclusive do seu porte físico.

Muitas pessoas dizem se identificar com Davi, ainda mais na parte da rejeição, mas esta identificação não lhes vai acrescentar de nada se não houver um aprendizado e uma mudança de atitude. Davi só fez a diferença, porque fez diferente. Para o mundo ele tinha todas as justificações para ser um fracassado: rejeitado pela família e estava bem longe do seu maior sonho, mas nada disso lhe foi barreira. E Deus o honrou.
Eu estou buscando tirar todo o "sumo" desta história, pegar cada pormenor e aprender, e está sendo muito bom, pois tenho pegado coisas que ainda não tinha reparado.
O meu conselho é que você faça o mesmo, aproveite esta oportunidade :-)


Na fé!
Read More

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena