Letras de música positivas acalmam adolescentes


Depois de anos de estudo para mostrar os efeitos prejudiciais dos jovens ao ouvirem músicas com temas violentos ou de aversão por mulheres, o psicólogo Tobias Greitemeyer, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que músicas contendo uma mensagem positiva têm um impacto benéfico nos ouvintes. A pesquisa foi revelada pelo jornal inglês Guardian.

Greitemeyer percebeu em uma série de testes em grupos de estudantes, que depois de ouvirem músicas com temática social – um exemplo desse tipo é a música Help, dos Beatles – eles agiram de forma mais atenciosa e empática do que aqueles que ouviram músicas com mensagens neutras ou aparentemente sem grande significado.

O psicólogo dividiu os estudantes de forma aleatória entre aqueles que ouviam tanto músicas de temática social ou aqueles com letras neutras, e usou várias formas para medir o efeito delas sobre eles. Em uma dessas tentativas, depois que a música acabou, o pesquisador jogou uma caneca com lápis de uma mesa e parou por um instante antes de pegá-los.

Na média, aqueles que ouviram músicas como Heal the World (Cure o mundo, em português), de Michael Jackson, responderam mais rapidamente e pegaram quase cinco vezes mais lápis do que as pessoas do outro grupo.

A outro grupo de voluntários o psicólogo perguntou se, depois de ouvirem a música, poderiam ajudar em outro projeto. Quase três vezes mais voluntários do grupo que gosta de música de tema social aceitaram.

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena