Personalidade de Fé: Estêvão


Este é um novo conjunto de posts sobre personalidades de fé. Personalidades que fizeram história e marcaram a diferença neste mundo. Estêvão é uma destas personalidades.

Depois da ascensão de Jesus, os discípulos seguiram o mandamento de Jesus, de ir por todo o mundo e pregar o evangelho. O número de convertidos foi aumentando, a comunidade cristã crescia cada vez mais, e as perseguições também…

Com o crescimento da comunidade cristã, foi necessário instituir responsabilidades, uma vez que o número era muito grande e sozinhos os apóstolos não poderiam executar todas as demandas. Uma das necessidades que surgiu foi o da distribuição de comidas e etc., ou seja o trabalho dos diáconos. Para tal tarefa, os apóstolos não procuraram qualquer pessoa, a bíblia fala que deveriam ser escolhidos “ sete homens de boa reputação, cheios de Espírito e sabedoria …” (Atos 6: 3).

Estêvão foi um dos escolhidos.

Quando a bíblia cita o nome dos escolhidos, há uma espécie de nota/observação, no nome de Estêvão. Enquanto apenas foi dito o nome dos outros escolhidos, Estêvão, além de ter seu nome escrito, ele é referido como “homem cheio de fé e de Espírito” (Atos 6:5).

O serviço pelo qual Estêvão foi nomeado a realizar, era um serviço simples, era o servir as necessidades do povo da comunidade cristã. Ele poderia ter recusado e ter dito que preferia fazer o mesmo trabalho que os apóstolos e não ficar servindo às mesas… Mas Estêvão era diferente, ele era verdadeiramente um servo. O bom servo, que não questiona a vontade do Seu Senhor, pois o seu maior desejo era servi-Lo, não importando de que forma. E ele serviu.

Como estava no meio do povo para executar o seu trabalho, Estêvão conhecia de perto as necessidades e problemas destes. E assim, Deus o usou, fazendo prodígios e grandes sinais através da vida dele.

A vontade de Estêvão, de servir a Deus era tão grande, que não lhe importava onde fosse ou como fosse, mas onde Deus lhe mandasse ele seria usado por Ele, fosse no meio dos apóstolos ou servindo às mesas.

Estêvão marcou tanto com a sua personalidade de fé, que logo o perseguiram e tramaram contra ele, ao ponto de o levaram ao Sinédrio e o apedrejarem.

A grande lição que Estêvão nos deixa, é o SERVIR. Quem quer servir de todo coração, não fica pedindo para servir em determinado lugar, Ele simplesmente faz o que o Senhor lhe pedir.

Talvez, você esteja de evangelista/colaborador, mas deseja estar de obreiro/a, talvez você está de obreiro/a, mas quer estar de pastor/esposa e etc.

Mas o importante, para aqueles que querem servir como Estêvão serviu, não é estar com o título de evangelista, colaborador, obreiro ou pastor. O importante é servir de todo o coração seja onde ou como for!

Deus não procura quem quer títulos, pois estes querem servir si mesmo. Deus procura corações puros, com o enorme desejo de servi-Lo, independentemente de qualquer coisa.

Com fé.

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena