Parabola da Auto-Disciplina

"Chanzi e Ligong eram dois monges shaolin que haviam descido do templo no alto da montanha para trocar suprimentos na cidade. Quando regressavam, viram na margem oposta de um rio uma moça de grande beleza, que não atravessava as águas com medo de estragar suas roupas. Chanzi lembrou-se imediatamente que não poderia olhar para mulheres e continuou o trajeto. Para sua surpresa, Ligong atravessou até o outro lado, pegou a moça no colo e deixou-a na outra margem. Após muitas palavras de agradecimento da bela garota, ambos seguiram em silêncio seu caminho. Algumas horas mais tarde, quando finalmente chegaram ao templo, Chanzi não suportou a angústia e perguntou a Ligong:

- Ligong, por que você fez aquilo? Por que pegou aquela moça no colo, sabendo que não podemos nem mesmo olhar para mulheres?

E então Ligong respondeu:

- Eu a deixei na margem do rio. Você está com ela até agora em sua mente?"



A disciplina imposta não passa de meras leis, a auto-disciplina é um esforço mental em que a própria pessoa define, dentro de sí, as suas regras a seguir.
Perante uma mesma situação um agiu com naturalidade, ajudando a jovem, porém o outro revelou onde estavam seus pensamentos.

A auto-disciplina se mantém, a disciplina imposta acabará por se quebrar.

Analise, em qual dos dois você se tem enquadrado?




A verdadeira fé é como uma auto-disciplina, onde dentro de nós desenvolvemos a plena certeza de que, mesmo o que não existe, vai passar a existir!



0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena