Curiosidades - Sorriso largo pode aumentar vida


por: Nilza Vaz
Jornal "Folha de Portugal"
14-05-10

O segredo para uma vida longa pode ser simples: basta ter um sorriso que forme vincos ao redor dos olhos e levante as bochechas


Os cientistas analisaram 230 fotografias de jogadores de basebol da liga principal, tiradas em 1952, e dividiram-nos em três grupos: sem sorriso, sorriso parcial (quando mexe apenas os músculos ao redor da boca) e sorriso amplo (envolve músculos ao redor da boca e dos olhos). De acordo com o jornal Daily Mail, dos 184 desportistas que já tinham morrido, os da primeira categoria viveram, em média, 72,9 anos; os da segunda, 75; e os da terceira, 79,9. Portanto, os sorridentes tiveram sete anos a mais de vida em comparação com os que deixaram a expressão facial de lado.


Quem já começou a sorrir, mostrando bem os dentes a toda hora, pode desistir da ideia. Colocar um sorriso falso no rosto não oferece o mesmo benefício, já que a expetativa de vida extra tem relação apenas com um genuíno, conhecido como sorriso Duchenne, em homenagem ao neurologista francês Duchenne de Boulogne, que determinou que os sorrisos de felicidade verdadeira também utilizam os músculos dos olhos, além dos da boca.


O estudo acrescenta ainda evidências ao pensamento de que uma perspetiva positiva sobre a vida pode ter um forte impacto sobre a saúde.


Portanto Sorria! :D


0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena