Torneira que poupa água


"Os Chuveiros e os autoclismos são responsáveis pelos gastos domésticos mais significativos de água, entre 70 a 80%, e o desperdício anual ronda os 750 milhões de euros.

Não seria, então, interessante ter uma torneira que reduzisse o desperdício de água? Foi este o projecto levado a cabo por Vítor Costa, investigador da Universidade de Aveiro. O objectivo passa pela reutilização da água que, todos os dias, é desperdiçada durante o tempo em que se espera que a água aqueça. Durante este curto período de tempo, são desperdiçados cerca de 3 litros de água potável, que vão directamente para os esgotos.

O sistema inventado por Vítor Costa faz com que a torneira só deite água quando já estiver quente, poupando desta forma centenas de litros. A água fria que fica entre a torneira e o esquentador é guardada num reservatório e fica novamente disponível na rede. Este sistema pode ser usado em novas e antigas construções, sendo necessário apenas acrescentar um componente hidráulico e um reservatório que acumulará a água, estando à venda ainda este ano. O produto em questão poderá ser importante para obter uma boa classificação energética dos edifícios e não usará qualquer fonte adicional de energia."

Fonte: Jornal "Folha de Portugal" edição de Domingo 18 de Julho de 2010

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena