Esquilo da Sibéria

Olá amigos leitores,

Hoje recebi de presente um esquilo, é isso mesmo um esquilo (rsrsrs) um esquilo da siberia, e depois de andar naquela euforia toda por ter recebido um presente desses (quem pede recebe não é mesmo?), fui pesquisar sobre esse animal tao fofo. Aqui vai algumas dicas que encontrei.


O esquilo da Sibéria ou esquilo listado é um animal diurno que pode ser observado durante o dia a brincar e a comer, o que não acontece com outros roedores que dormem de dia e tem actividade nocturna. Como são animais rápidos e sobretudo activos tenha cuidado com os seus esquilos enquanto não se habituam a si, podem facilmente fugir da gaiola enquanto você a limpa ou lhes dá de comer. Com o tempo e paciência , habitua-se a si mas vá com calma nos primeiros dias ande por perto da gaiola para que eles o vejam e quando se dirigir à mesma, faça-o com alguma serenidade e fale-lhes suavemente para que estes se habituem à sua voz. Como é evidente o factor idade é de grande relevância, pelo que os mais novos se adaptam mais cedo e melhor a si. Se pretender ter um esquilo como um grande amigo, deve apenas ter um exemplar, já que a probabilidade de ele gostar de estar consigo será menor se tiver um companheiro ou companheira.

Este esquilo pode viver dentro de casa, e até o poderá soltar um bocado para que faça algum exercício, contudo não o deixe sozinho e lembre-se sempre que é um animal muito rápido e nunca esqueça a sua origem selvagem. Se eventualmente optar por uma gaiola ou viveiro exterior, pode colocar ramos, troncos e até pinhas para que estes possam brincar. Se tiver uma gaiola poderá por um bocado de terra e folhas no chão para dar um ar mais natural, se tiver um viveiro não esquecer que este deverá levar uma camada de cimento debaixo da terra visto gostarem de fazer as suas tocas no solo, facto esse que lhes confere o nome de esquilo terrestre.

Em qualquer situação coloque-lhe sempre um ninho que pode ser de madeira, mas sempre dentro da gaiola, não vá este roê-lo e fugir. Ponha também alguns feno para roedores para eles levarem para o ninho e se agasalharem. O ninho serve como abrigo para o frio, mas também como celeiro para armazenar comida, comida essa que armazenam nas bochechas e transportam para o mesmo. Por este motivo deve-se limpar com alguma regularidade para que a comida não se estrague. Estes esquilos hibernam com temperaturas inferiores a ± 10º C, o que não acontecerá se os tiver em ambiente aquecido. No período de acasalamento, os machos fazem uma autêntica caça às fêmeas mas outras épocas do ano preferem, em contrapartida, um modo de vida mais ou menos individualista pois em geral são solitários e não vivem aos casais.



No que diz respeito à sua alimentação, estes esquilos possuem uma alimentação muito variada e comem mais ou menos de tudo que esteja ao alcance dos seus dentes roedores que pode ser ervas, frutos, vegetais, insectos e até bocados de pão. Nas sementes as mais apreciadas e apetecidas são sem duvida as sementes de girassol, mas devido ao seu elevado teor em gordura devem ser racionadas, também pode dar milho e mistura para pombos que contém diversas sementes que eles gostam. No mercado porém já vai havendo mistura própria para estes animais. Tirando os citrinos deve-se dar toda a fruta, embora gostem mais de maçã e pêra. Também vão comendo hortaliças e legumes mas não podemos esquecer a sua necessidade de proteínas, nada que alguns insectos, bichos da farinha ou mesmo ovo cozido não resolva.

Quanto a higiene, são animais muito limpos, não só por fazer a sua higiene pessoal diariamente, mas também porque fazem as suas necessidades fisiológicas sempre no mesmo local, o que para limpar é óptimo porque se colocar-mos um recipiente com terra ou areia nesse local, apenas necessitamos de limpar o referido recipiente. São animais muito bonitos e simpáticos pelo que recomendo vivamente, para quem o queira adoptar como animal de estimação.

6 comentarios:

  1. Olá boa noite, amei as suas dicas!!
    Sou aficionada por esquilinhos e sei que vou receber um em breve por "livre e espontânea pressão" ;) acredito piamente que me vou divertir imenso...

    Tina

    ResponderEliminar
  2. olá tina,

    eu já recebi o meu, a minha "livre e espontanea pressão" funcionou ao final de 3 anos rsrsrs com quase um mês com o meu esquilo (tico) posso dizer k estou a amar ter um esquilo é muito fofo e muito divertido quando o deixo à solta numa divisão da casa.
    com certeza vc vai amar tb:) aproveite as dicas são muito importantes;)

    ResponderEliminar
  3. Por favor.... sabe como posso fazer para adquirir um esquilo da sibéria???

    aguardo uma resposta, aqui ou no email, marcelocony@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. olá marcelo, para adquirir esses animais lindo poderá ser numa loja de animais. Nem sempre existe, por isso terá que ir procurando, esse k me ofereceram foi comprado numa loja que vende animais.
    Espero ter ajudado:)

    ResponderEliminar
  5. ola estou em bh e gostaria de adquiri um esquilo da sibéria. já tive um, inf morreu...
    aguardo resposta. paroquiajosedeanchieta @hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Ola morro em Belo Horizonte. e estou a procura de um esquilo da sibéria, já faz algum tempo que estou a procura mas infelizmente nao consegui. quem sabe voce pode me ajudar. obrigado. meu email é paroquiajosedeanchieta@hotmail.com

    ResponderEliminar

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena