Tudo o que é demais - Parte 1


 
Ultimamente, com a minha experiencia enquanto professora:) consigo visualizar o quanto os pais devem vigiar os seus filhos. É necessário ser amigo dos filhos, mas não deve se criar uma cegueira, deve-se vigiar. Há coisas que são demais, vamos enumerá-las:
  • Carinho a mais, desprezo a mais,
  • Protecção a mais, “desprotecção” a mais,
  • Confiança a mais, desconfiança a mais,
  • Preocupação a mais, despreocupação a mais,
Estas são algumas coisas que, sendo demais, acabam por provocar consequências drásticas às crianças. Como diz o ditado, tudo o que é demais estraga.
Claro que sempre vai depender de criança para criança, mas creio que a formação da criança cabe na sua grande parte aos pais.

Hoje vamos analisar a primeira:

Carinho a mais X Desprezo a mais – Carinho a mais torna as crianças mimadas, cuidado não confundir mimadas com falta de mimo, pois, em alguns casos, ouço falar que a criança tem mimo a mais e é justo o contrário. Então o carinho dos pais pelos filhos é essencial, ajuda na auto-confiança, no refugio, a criança não se sente sozinha, sente-se aconchegada e protegida, penso que muitas crianças têm falta de carinho, muitas vezes os pais não notam, mas as crianças sempre transmitem sinais como medo, birras do género de querer colo ou de se fazerem de doentes, as crianças usam essas birras para chamar a atenção, uma vez que elas não sabem outra maneira de chamar a atenção, se repararmos bem, desde que nascem, as crianças para chamar a atenção choram, por exemplo quando tem fome, aqui é igual, a criança que chora demais, normalmente precisa de mais carinho.
A nossa sociedade não tem ajudado nada os pais nesta questão, pois cada vez os pais tem que trabalhar mais e mais horas, retirando assim o tempo necessário para pais e crianças se relacionarem. Outros pais que têm oportunidade, acabam por não saber dar carinho aos filhos, uns porque também nunca o receberam de seus pais, outros por simples descuido.
Voltando ao carinho a mais, pode também ser prejudicial, uma vez que pode gerar conflito quando, por exemplo aparece um irmão, a criança tem tendência a querer tudo só para ela e assim gera conflitos entre irmãos e aqui nasce um monte de outros problemas.
Continua...

Com carinho
Alzira

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena