Tudo o que é demais - Parte III

Confiança a mais X Desconfiança a mais


Este é um assunto complicado. A criança nasce confiando em seus pais em pleno, 100%, mas ela aprende muito rápido, em pouco tempo ela aprende que fazendo birra os pais vão ceder aos seus pedidos e caprichos.
Então os pais devem confiar nas suas crianças, mas não tanto, devem de observar e investigar. Eu assisto a pais comprarem coisas para os filhos que nem sabem o que é, por exemplo, já assisti a pais comprarem consolas com jogos, sem pelo menos repararem que o jogo que a criança quer, não é próprio para a idade dela. Cuidado… você deve acreditar na sua criança, mas o adulto é você, busque saber mais, a criança aprende muito fácil a manipular as coisas à sua volta e você nem se dá conta, só por pensar que o seu filho é um menino perfeito e que não tem maldade. Interesse-se pelas coisas das suas crianças e não vá apenas por aquilo que elas lhe dizem, busque saber mais, mesmo quando você fala que não tem tempo, perca um pouco mais de tempo com os seus filhos. Pois como já foi referido anteriormente, as crianças são demasiadamente influenciadas pela publicidade. Então, busque saber mais.

Desconfiança a mais é um verdadeiro problema, a criança que não sente confiança por parte de seus pais torna-se uma criança frustrada, para não dizer completamente frustrada. Se você diz para a sua criança que ela não pode fazer isto ou aquilo, se você diz que ela não consegue, a criança acaba por ganhar um espírito derrotista, se você fala que ela é burra, que esta sempre a fazer tudo errado, a criança com toda a certeza vai ganhar um trauma para o resto da vida e muito dificilmente vai conseguir ser bem sucedida na vida. Confie no seu filho ou filha, dê-lhe uma responsabilidade e, sempre vigiando, dê-lhe provas da sua confiança, por exemplo, coloque a sua criança para lhe ajudar a fazer um bolo e delegue-lhe uma tarefa, assim a criança passará a ter mais confiança nela própria, mesmo que ela não tenha feito aquela tarefa bem, não lhe diga que ela não sabe fazer, pois as crianças aprendem, mas não nascem ensinadas, você deve motivar os seus filhos e não desmotivá-los. Faça sempre um reforço positivo, diga “muito bem, você conseguiu” essas palavras positivas vão ter um reflexo positivo no futuro.

Você deve demonstrar confiança nas suas crianças mas sempre vigie, para que a criança não fique pensando que se lhe disser uma mentira você vá acreditar. Se a criança é castigada na escola, busque saber o porquê, não só da boca da criança, mas principalmente da boca dos professores ou educadores, eles também estão ali para o/a ajudar. E repreenda seu filho quando necessário.

Continua...

Dando o reforço positivo,
Alzira

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena