A medalha


Quando menino, ganhei uma medalha na escola como prêmio ao aluno que sabia ler melhor.
Senti-me feliz e estufei de orgulho. Quando a aula terminou voltei para casa correndo entrei na cozinha como um furacão.
A velha empregada, que estava conosco havia muitos anos, ocupava-se no fogão. Sem nada comentar fui direto a ela, dizendo-lhe:
- Aposto que sei ler melhor do que você.
E estendi-lhe o meu livro de leitura. Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume.
Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:
- Bem, meu filho...eu...eu não sei ler.
Fiquei atônito. Sabia que papai estava em seu escritório àquela hora e voei para lá. Ele ergueu a cabeça quando eu entrei, suando, com o rosto em fogo elhe disse:
- Imagine, papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, já ganhei até medalha. Olhe só! !(Eu estufei o peito para frente para que ele visse o meu troféu,e comentei):
- Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?
Com toda a tranqüilidade, meu pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.
- Leia este livro para eu ver,meu filho. Foi maravilhoso você ter ganho a medalha. Leia para eu ouvir.
Não titubeei, abri o volume e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que pareciam ser centenas de pequenos rabiscos.
- Não posso, papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.
- É um livro escrito em chinês,meu filho ...
Imediatamente me lembrei do que fizera a Maria e me senti envergonhado. Papai não disse mais nada e eu, pensativo, deixei o livro em sua escrivaninha e saí.
Até agora, toda vez que me sinto tentado a gabar-me por qualquer coisa que tenha feito, lembro-me do quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:
- Não se esqueça de que você não sabe ler chinês!

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado".

Muitas vezes somos exaltados pelo mundo e pensamos que somos os melhores e os maiores, fazendo do nosso próximo inferior. Isso acontece muito, as vezes sem nem nos darmos conta, principalmente quando somos elogiados em alguma coisa, ficamos a achar que por ter feito algo bem, já somos os melhores, e ninguém faz melhor do que nós.

Tome cuidado para não deixar o seu coração ficar orgulhoso e altivo. Jamais humilhe o seu próximo, seja humilde. O facto das pessoas não terem tido as mesmas oportunidades que você teve, não faz de você melhor que elas... Pois todos temos qualidades e defeitos. E você pode não saber falar "chinês"! Pense nisso!

1 comentarios:

  1. Bastante interessante, as pessoas muitas vezes agem dessa forma se acham superior as demais pessoas por ter algo que se julga valiozo, mas há também aquelas que pelo fato de não terem alguma coisa por não ter condiçao, se julgam inferior as demais pessoas
    por achar que nunca vão conquistar
    nunca vão chegar algum lugar, por que não tem dinheiro, nunca vai ter um bom salário porque não tem uma faculdade. Mas os da fé, vive pelo que crer, e mesmo que pareça impossivel continua acreditando, pois sabe em quem tem crido.

    ResponderEliminar

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena