Curiosidades sobre a Primavera


As estações

As estações do ano são resultantes da inclinação da Terra a 23º em relação ao Sol para que essa realize sua órbita. Por tal inclinação é que se pode perceber o recebimento dos raios do Sol em algumas regiões com maior intensidade. A partir da inclinação do planeta é que são determinados os períodos climáticos, ou seja, a fase em que os fatores climáticos são modificados.

Antigamente, dividia-se os períodos climáticos como período quente, que era subdividido por períodos que humidade moderada, de temperatura e humidade elevada e de temperatura alta e humidade baixa; e período frio, que ainda subdividia-se em declínio gradual e período mais frio. Posteriormente, os períodos climáticos foram divididos a partir do Solstício e do Equinócio, fenômenos astronômicos que facilitaram a divisão. No ocidente, tais fenômenos permitiram a divisão em quatro estações, sendo que em outros lugares existem duas, três ou cinco estações, dependendo da cultura.

A Primavera

A primavera é uma época de renascimento e renovação. As neves do inverno derretem, as flores desabrocham, e todo o mundo parece novo de novo. É uma época de renascimento, de renovo! É a estação das flores!

Significado da palavra Primavera

A palavra Verão provém do latim vernum, com o significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava Primavera. A expressão primo ver (que originou o termo Primavera) aplicava-se apenas ao começo da estação: primo + ver = o primeiro Verão = o princípio do Verão (= Primavera).

Antigamente, a palavra Verão designava, o período correspondente à actual estação da Primavera. Tal aparece documentado, por exemplo, em Gil Vicente, Obras Várias («… como vemos que contra a formosura do Verão, o fogo do Estio; e contra a vaidade humana, a esperança da morte…»).

A Primavera do hemisfério norte é chamada de “Primavera boreal”, e a do hemisfério sul é chamada de “Primavera austral”. A “Primavera boreal” tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A “Primavera austral” tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena