Parabola da Caverna


"Havia seres humanos vivendo numa caverna subterrânea com uma abertura para o exterior e a luz. Eles estavam lá desde a infância, suas pernas e pescoços estavam acorrentados de tal modo que não podiam se mover, só podiam olhar para frente, para a parede do fundo da caverna, pois eram impedidos de virar a cabeça por causa de suas correntes. Havia fogo ardente, à distância, que projetava sobre a parede do fundo sombras de pessoas e objetos que passassem atrás.

Assim os prisioneiros da caverna, que só podiam olhar para aquela parede, acreditavam que as sombras que viam eram a realidade, e passaram a distingui-las e nomeá-las, associando-as às formas que viam e aos sons que ouviam . As sombras eram a sua verdade, a realidade de seu mundo.

Um desses seres libertou-se das correntes, pôs-se de pé, virou a cabeça e olhou para o fogo, ele sofrereu com a súbita intensa luminosidade e não podia ver a nova realidade. Ele precisou acostumar-se com a claridade do fogo e visão do mundo superior, além da caverna. Viu primeiro as sombras, depois os reflexos de homens e objetos na água e então os viu diretamente, depois viu o céu, o sol e pôde raciocinar sobre ele. Esta é a sequência do conhecimento.

Este homem retornando à caverna. Teve dificuldades para acostumar-se novamente à semi escuridão e para interpretar as sombras com habilidade, como seus antigos companheiros faziam. Estes diziam que ele voltara enxergando menos que antes e ridicularizavam suas idéias, não acreditando na estranha realidade que lhes era relatada.

Os prisioneiros concluíram então que era melhor não sair da caverna, não rejeitar as sombras tão familiares, e que era extremamente perigoso aventurar-se lá fora. E o que saiu seria julgado um perturbador da ordem e condenado por tal conduta ultrajante."


(adaptado do livro "Renascença Organizacional " Fela Moscovici")


Podemos interpretar esta caverna como a sociedade, aquilo que a sociedade cria, prendendo-nos desde a infancia dizendo que não podemos fazer isto, que não conseguimos fazer aquilo, porque somos fracassados e derrotados. Mas se nos libertar-mos das correntes da sociedade, poderemos ver a realidade como ela realmente é, e que, verdadeiramente nós podemos ser melhores, que nós podemos vencer, apesar de nos ridicularizarem e nos acusarem, pela nossa mudança.

Jesus morreu para nos dar a liberdade, comprou com a propria vida a nossa salvação, não volte de novo para a caverna!

Olhe à sua volta e veja como você pode vencer e que você não é mais limitado, você possui a capacidade de dar a volta por cima de qualquer situação. Seja livre!

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena