A Multiplicação III

"E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.
E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias. E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças."
Mateus 14:13-21

Este é um dos mais populares milagres de Jesus onde existe a multiplicação dos pães e peixes, este milagre encontra-se descrito em vários livros(Marcos 6:30-34; Lucas 9:10-17; João 6:13) no evangelho de João refere que Jesus fez para provar os discipulos, aqui, porém, fala que Jesus se compadeceu da multidão.

Repare-se que apesar da multidão o seguir, Jesus entrou no barco e naquele momento Jesus não se preocupou com o povo, porém, e porque a multidão o continuou a seguir a pé, Jesus então os curou e buscou alimentar aquele imenso povo.

Passando para os dias de hoje, uma multidão vem até Jesus, porém quando Jesus entra no barco, significa que ele não respondeu aos apelos do povo e se foi, muitos poderiam ter dado costas e ido embora, creio que alguns o fizeram, e como não existiam meios de transporte devem ter reclamado muito, pois fartaram-se de andar e não alcançaram nada, "Jesus virou-nos as costas como se fosse uma pessoa muito importante e nada fez por nós" era o que poderiam ter falado aquela multidão, mas eles nem pensaram 2 vezes, eles continuaram seguindo Jesus, eles sabiam que se Jesus não fizesse ninguem mais podia fazer, apesar do cansaço, apesar das enfermidades, eles seguiram o barco a pé, dando a volta a todas as margens, imagino que devem ter corrido para não perderem Jesus de vista, deve ter sido muito dificil este momento, mas eles preserveraram.
Jesus ao descer do barco, logo se compadeceu deles e os curou, isto é muito forte! Para todos nós que pedimos e a resposta parece tardia, devemos preserverar e mais do que isso, nos esforçarmos mais ainda, correndo atraz da benção.

Continuando... Jesus ficou tão tocado por aquela multidão que não havia olhado a meios e o seguiu que até esqueceu a hora, Jesus havia visto que aquela multidão era determinada e tinha sede de Deus. Os discipulos chegaram até Jesus falando: despede-os para que se vão alimentar, repare-se que eles (o povo) já haviam sido curados, então essa multidão estava ali por amor. Jesus não teve coragem de os despedir, assim é nos dias de hoje, aquele que vem a Jesus de coração, Jesus não os despede, Jesus fica com eles e os alimenta. Então Jesus fala para os discipulos dai-lhes vós de comer. Os discipulos para mostrar a Jesus que tinham razão falaram, não temos se não cinco paes e dois peixes, mas a razão dos homens, não é como a razão de Deus. Jesus pediu então aos discipulos, para lhe trazer a comida e sentar o povo. Agora, devo confessar que quando esta historia me era contada quando era criança ficava um pouco confusa, pois parecia irreal, como se fosse um golpe de magia, mas não foi nada disso que aconteceu, repare-se que Jesus teve que pegar os paes e os peixes, depois de os abençoar, os partiu, ou seja, depois de os abençoar eles continuaram a ser 5 paes e 2 peixes, ao contrario do que se possa pensar, eles não se transformaram em 100 peixes, por exemplo, não!, eles continuaram os mesmos 2 peixes, porém ao repartir foi o inicio do milagre. À medida que Jesus ia repartindo eles se multiplicavam, tal como nos textos anteriores, quando se retirava ia sendo reposto, assim acontece aqui. Com isto todos comeram e se fartaram, essa pouca comida ao entrar nas pessoas continuou se multiplicando, e o que sobrou foi ainda muito, quer dizer que poderia alimentar muitas mais pessoas além das 5 mil, para Jesus não houve limites.

A multiplicação exige uma acção de entrega e de confiança, de certeza além dos olhos humanos. Para Jesus não importa a quantidade que você tem, você quer que se multiplique? Então use a sua fé e obedeça!

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena