Um coração desanimado


Continuação do post “Não é justo!”

Quando estamos distraídas, o desânimo está ali bem pertinho. O cansaço se aproxima sorrateiramente enquanto a vida nos subjuga. Ele nos leva a dizer e a fazer coisas que nunca pensamos em dizer e fazer. O desânimo acaba com nossas perspectivas e defesas. Embora tenhamos feito grandes obras para Deus, o desânimo nos diz que somos inúteis e estamos sem esperança e abandonadas.

Elias sentiu esse tipo de desânimo. Quando obteve uma vitória considerável sobre os profetas de Baal (I Reis 18), ele ficou nas alturas. Mas, no momento em que Jezabel o ameaçou de morte, as palavras arrogantes da rainha perversa trouxeram, com um golpe, o grande profeta de volta para o chão. Em menos de 24 horas após a descida do fogo santo do céu – o que provou, de uma vez por todas, que Deus era Deus – Elias estava fugindo.

A distração o fez temer.

O desânimo o fez se esconder.

“Não te importas?”, Elias perguntou a Deus, enquanto tremia assentado debaixo de um zimbro no deserto. “Já basta, ó Senhor”, ele disse em I Reis 19.4, “toma agora minha vida”. Deixe-me morrer.

Você tem passado tempo debaixo do zimbro da autopiedade? É fácil encontrar um lugar à sombra e sentir compaixão de nós mesmas quando estamos distraídas e desanimadas. Especialmente quando nos defrontamos com um obstáculo inesperado. Especialmente quando parece que fugimos de algo para salvar a nossa vida.

Ou talvez você conheça melhor o quartinho de zimbro do isolamento. O fracasso parece tão iminente, e é mais fácil esconder-se do que encarar a vida. Então, tiramos a confiança despedaçada de nossos ombros trémulos, cobrimos nossa cabeça e suplicamos para sermos dispensadas das ocupações regulares da vida. Estamos abatidas e deprimidas – e tudo por causa do desânimo.

O desânimo nos tira toda a esperança, todo a visão, todos os amanhãs e todos os sonhos. E seguramente tirou tudo isso de Elias.

Mas a descrição sensível de I Reis 19-5-7, faz alusão de toda a ternura que está à nossa disposição no momento do desânimo. Lembra o que aconteceu? Deus enviou um anjo para trazer alimento ao profeta abatido. Então o anjo ainda ficou de guarda enquanto Elias caía no sono.

Quando estamos distraídas e desanimadas, cansadas e sobrecarregadas, não há melhor lugar para ir do que nos braços do Pai. Somente Ele sabe do que precisamos. Não se lastime debaixo de um zimbro. Não se esconda em um quartinho de zimbro. Busque ao Senhor e permita que Ele dissipe todo este desânimo.

Quando fizer isso, você encontrará a cura para o seu coração ferido.

Mesmo se a dúvida for inevitável.

Continua

Adaptado do livro: “Como ter o coração de Maria no mundo de Marta”.

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena