A forma com que olhamos

Uma pessoa muito próxima te magoou muito, de forma que a relação que você tinha com ela ficou abalada e quem sabe até acabou.

O tempo passou e essa pessoa tenta se reaproximar de você e você deixa, pensando que tudo iria voltar a ser como antes. Você volta a se relacionar com ela, porém algo não está dando certo, não está sendo como antes... Mas porquê?

Porque você está “vacinado” contra tudo que essa pessoa faz, você tem um enorme receio e tudo o que essa pessoa faz você já não vê com antes, tudo tem um defeitozinho.

Na verdade, o que acontece é que tudo mudou porque os seus olhos em relação a tal pessoa mudaram. Uma atitude ou uma palavra pode ser interpretada de várias formas, pois tudo depende da forma como olhamos.

Se você tiver maus olhos, tudo para você, até mesmo uma atitude de amor, pode ter um fundo maldoso. Porém se você tiver bons olhos tudo será diferente.

Mas como ter bons olhos? Como olhar de forma diferente quem nos magoou profundamente?

Eu já tive várias decepções na vida e sei que poderei ter mais, e também já me aconteceu olhar com maus olhos pessoas que antes eu amava.

Então o que fazer quando isso acontece?

Podemos dizer que existem dois grupos de pessoas que nos magoam: aquelas que nos magoaram mas estão arrependidas e aquelas que nos magoaram e possam até estar um pouco arrependidas mas não fazem nada para mudar a situação.

Com as pessoas do primeiro grupo é mais fácil lidar, pois quando estamos arrependidos fazemos tudo para que aquela pessoa querida nos perdoe, fazemos ou tentamos fazer tudo diferente.

Porém o que faz com que você não consiga restabelecer a relação e perdoe é que você ainda encontra errinhos nesta pessoa “ Ele está arrependido mas continua fazendo isso ou continua sendo assim”. Gente, você não pode mudar uma pessoa! Tudo mundo tem erros e provavelmente quando você conheceu esta pessoa ela já era assim. Então esqueça definitivamente o que se passou, pare de se focar nos “errinhos” e se foque sim no esforço que esta pessoa está fazendo para que você a perdoe.

Com o segundo grupo é mais complicado, pois essas pessoas podem até pedir desculpas, mas continuam agindo da mesma forma, continuam fazendo as mesmas coisas. E os nossos olhos maus ficam em alerta, lembrando de tudo o que se passou e ainda piorando a situação “ Está vendo só?! Fulano não muda!”

Pessoalmente, quando vejo que isto está acontecendo e que não há mais condições para seguir em frente, que provavelmente eu posso sair ainda mais magoada, eu me afasto. Pois se eu estiver perto, os meus olhos ruins vão ser alimentados constantemente, porém se eu me afastar é mais fácil esquecer tudo, alimentando assim os bons olhos. Mas afastar, não é o mesmo que perdoar. Se afaste mas perdoe, alimentar uma mágoa não irá fazer nenhum bem a você.

Se você praticar isso, verá certamente tudo diferente.

“ São os teus olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6:22-23

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena