A gordura e o Pecado

Recentemente, por ter ampliado um pouco a minha casa, precisei mudar a cozinha de lugar. Consequentemente, a pia não poderia mais continuar onde estava. Fui então desativar o cano por onde descia os resíduos e a água da pia.

 

Pude notar que apesar do grande cuidado envidado por minha esposa para não entupi-la; usando produtos de limpeza, sempre retirando os resíduos de tudo quanto era lavado, nunca esquecendo de usar o ralinho, não adiantou. Com o tempo, o cano de grande diâmetro criou uma espécie de nervo em todo o seu percurso. Um pouco mais de tempo e... ploft... a pia entupiria.



Se entupisse, nem a água nem a sujeira conseguiriam descer. Podia até acontecer de voltar toda a sujeira, fazendo uma fétida lambança, que renderia à minha esposa mais trabalho.



Ai seria necessário chamar uma desentupidora especializada para desobstruir a passagem interrompida pela sujeira. Ou dar aquele jeitinho brasileiro de enfiar um ferro e ir “cutucando”, jogando água quente, ácido, até desentupir tudo.



É que com o passar do tempo, e do uso diário, a gordura se prega nas paredes do cano e vai acumulando os resíduos provenientes das vasilhas lavadas, de modo lento e imperceptível, até culminar na obstrução total. Muito semelhante ao que ocorre em nossas veias; o colesterol, que na verdade é a gordura que se vai acumulando, obstrui a circulação do sangue, podendo culminar em enfarto e morte.



Tudo isso acabou me ensinando uma preciosa lição. Temos livre acesso à Deus através de Jesus, que abriu por meio do seu sangue derramado e sacrifício na cruz, um caminho, um canal espiritual de comunicação com os céus.



Estamos por meio dEle, interligados. Sobem as nossas orações, a adoração, o louvor, as riquezas que lá podemos acumular através dos frutos e testemunho cristão. Descem as respostas, as bênçãos e consolações do Espírito.



Se o canal está limpo, no dia-a-dia da nossa caminhada e nos solenes momentos em que cultuamos a Deus, somos capazes de sentir a Sua presença de forma quase palpável, ouvir a sua doce voz falando, ensinando, corrigindo, orientando. Sentimos as coisas espirituais.



Como a gordura, há algo que lhe corresponde no mundo espiritual - o pecado. Ele vai lento e imperceptivelmente bloqueando o canal. Quando damos conta, não sentimos mais a presença de Deus. Não ouvimos mais a sua doce voz. O coração fica endurecido. Os ouvidos e os olhos vendados para as coisas do Espírito.



Não temos mais prazer ou ansiedade de procurá-lo em oração. Não desejamos mais ler a Bíblia. E mesmo estando num ambiente espiritual, nos sentimos frios e apáticos. Este estado pode culminar num rompimento total, num afastamento, no abandono da fé.



É preciso não deixar o cano entupir. Não deixar a pia transbordar e exalar a sua sujeira. Não deixar a veia espiritual se obstruir e causar a má circulação do sangue de Cristo em nosso espírito, pois, isso, pode culminar numa fatídica morte.



Evite a gordura. Cuidado com o pecado, especialmente os “pequeninos”. Estes são mais comuns, e por serem mais aceitáveis, mais racionalizáveis, não lhe damos a devida atenção e cuidado. Mas são tão fatais quanto os “grandes” pecados.



É preciso cuidados preventivos como: evitar ou fugir da aparência do mal; vigiar e conscientemente ter uma vida santa na força da graça. Se, contudo, não for possível evitar, não espere o cano estourar, chame imediatamente “roto-rooter”, o especialista.



“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9).



Abandone os seus pecados, confesse-os, arrependa-se, clame por perdão. Depois, aproprie-se da promessa que Ele fez de perdão. Esta é a melhor forma de desentupir o cano, e ficar bem de novo com Deus.




Escrito por Jair Souza Leal

0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena