As várias formas do sentimento



Todos nós estamos sujeitos aos sentimentos, alegria, tristeza, amor, ódio, medo, coragem, etc., porém existem vários tipos de sentimentos que as pessoas são levadas a sentir mediante o seu carácter.


Observemos os vários tipos de sentimento.


O sentimento sofrimento – é o sentimento que vive sentindo pena, sente pena dos familiares, dos amigos, dos conhecidos, dos pobres, mas principalmente dela própria. Se falam mal fica triste e às vezes entra em depressão. Este tipo de sentimento leva a pessoa a se sentir muito boazinha e de não entender porque tudo lhe corre mal. A sua principal manifestação é no choro.


O sentimento “espelho” – é o sentimento que ama quando é amado, e odeia quando é odiado. Se falam bem fica feliz, se falam mal ela passa a falar mal da outra pessoa e se possível até chega a tentar prejudicar a pessoa que falou mal dela. Este tipo de sentimento não aceita o perdão e jamais consegue perdoar. A sua principal manifestação é na raiva e ódio.


O sentimento doentio – é o sofrimento que se vê muito nos relacionamentos, a pessoa ama a outra pessoa e faz de tudo para ser o mundo dessa outra pessoa, o amado é o mundo dela e se por algum acaso o relacionamento acaba é como se a sua própria vida acabasse, geralmente este sentimento leva a pessoa à depressão. A sua principal manifestação é o descontrole e o ciúme.


O sentimento calculista – é o sentimento que não olha a meios para alcançar os fins. Ele calcula estratégias para ser satisfeitos os prazeres da sua carne. A sua principal manifestação é a ganância e a maldade.



O sentimento racional – é o sentimento que pensa, ele sente, ama, gosta, mas não deixa o coração falar mais alto. Se o relacionamento não tem futuro, apesar de amar, ele consegue por um ponto final. Ele sente a perda mas ganha forças para seguir em frente, pois não permite que aquela situação controle a sua vida. Este tipo de sentimento, muda tudo à sua volta e não se deixa levar pelas circunstâncias do momento. A sua principal manifestação é paciência, persistência e coragem.





Quando falamos em eliminar o sentimento, na verdade estamos a falar do sentimento doentio, calculista, espelho e sofrimento. Um sentimento racional tem auto controle, ele não vive pelo momento, mas pensa e tenta encontrar a melhor maneira de superar as situações adversas. Ele tem coragem para fazer o que tem que ser feito, ele não se deixa influenciar e no final de tudo tem sempre uma palavra confortante para os momentos necessários. Este tipo de sentimento consegue perdoar, e quando agredido não reage de forma impulsiva, mas de forma racional.


 
O melhor exemplo é uma mãe em relação ao seu filho. Ela sabe dar carinho, ela sabe dar o que a criança precisa, mas ela também sabe repreender quando é necessário, pois sabe que aquela repreensão vai ser benéfica para ele no futuro. Por isso ela não se deixa levar pelo choro da criança mas resiste e ensina de forma controlada e paciente, sem vacilar.


Na fé,
Alzira




 

2 comentarios:

  1. eu estou apaixonado por quem não me ama e mau coração congeleu e perdia capasidade de amar e ser amado

    ResponderEliminar

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena