Personalidades de Fé: Mordecai

Quando se fala de Mordecai muitos pensam nele apenas como o primo da rainha Ester. Mas ele não foi apenas o primo da rainha Ester, ele foi e fez muito mais.


Ele foi o homem que criou Ester e lhe aconselhou dizer que não era judia quando esta foi para o palácio.


Ele foi o homem que descobriu uma conspiração contra o rei Assuero e o salvou.


Ele foi o homem que se recusou a ajoelhar aos pés de outra pessoa que não fosse Deus.


E foi através das palavras dele que a rainha Ester usou a sua fé e intercedeu pelo povo judeu.


Este último facto é para mim, uma das marcas mais maravilhosas da personalidade de Mordecai. Quando saiu o decreto da morte dos judeus, Mordecai foi falar com Ester para lhe pedir que intercedesse pelos judeus junto ao rei. Ester também estava apavorada com tudo aquilo e queria resolver a situação, mas entrar na presença do rei sem ser chamada era proibido, se o rei não estendesse o seu ceptro de ouro ela poderia morrer! Era muito arriscado!


Mordecai lhe respondeu: “Não imagines que, por estares da casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa do teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste levantada rainha?” (Ester 4:13)


E foi assim que Ester despertou a sua fé, ela não estava ali por estar, Deus a tinha colocado como rainha para uma causa grande! Ela usou a fé, pediu aos judeus que orassem e jejuassem por ela. Ela entrou na presença do rei, ele baixou seu ceptro e o povo de Israel foi salvo.


O que mais me chama atenção aqui é a confiança de Mordecai. Pois ele sabia que mesmo que Ester não intercedesse pelos judeus, de uma forma ou de outra Deus iria salva-los.


A morte estava batendo na porta, Ester poderia não interceder pelos judeus, o decreto do rei não poderia voltar atrás… Mas nada disso abalou a fé de Mordecai, ele confiava totalmente em Deus e a sua vida estava nas mãos Dele.


E Deus livrou.


A beira da morte Mordecai confiou, mas muitos têm sido os que hoje por coisas tão mais simples têm se deixado abalar e abandonam a fé.


Mordecai poderia ter brigado com Deus, ter desistido da fé… Mas não ele confiou, sem reclamar. E por causa da sua confiança em Deus, Deus não só o abençoou quando Hamã foi obrigado pelo rei a honra-lo, mas muito mais! Mordecai foi tão abençoado que chegou a ser o “segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus e estimado pela multidão dos seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhando pela prosperidade de todo o povo da sua raça.” (Ester 10:03)


Faça como Mordecai, não se deixe abater pelos problemas, apenas confie!


“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará.” Salmos 37:05




Com fé.
Glenda


0 comentarios:

Enviar um comentário

© Pérolas que Edificam, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena